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quarta-feira, 27 de maio de 2015

A importância dos jogos para as séries iniciais.






O brincar e o jogar são atos indispensáveis à saúde física, emocional e intelectual e estiveram sempre presentes em qualquer povo desde os mais remotos tempos. Através deles, a criança desenvolve a linguagem, o pensamento, a socialização, a iniciativa e a auto-estima, preparando-a para ser um cidadão capaz de enfrentar desafios e participar ativamente na construção de um mundo melhor. 
O jogo, nas suas diversas formas, auxilia no processo ensino-aprendizagem, tanto no desenvolvimento psicomotor, isto é, no desenvolvimento da motricidade ampla, bem como no desenvolvimento de habilidades do pensamento, como a imaginação, a interpretação, a tomada de decisão, a criatividade, o levantamento de hipóteses, a obtenção e organização de dados e a aplicação dos fatos e dos princípios a novas situações que, por sua vez, acontecem quando vivenciam conflitos numa competição. 
Os jogos educativos com fins pedagógicos revelam a sua importância, a construção do conhecimento, introduzindo propriedades do lúdico, do prazer, da capacidade de iniciação e ação da criança a vários tipos de conhecimento e habilidades, O ensino utilizado por meios lúdicos cria ambientes gratificantes e atraentes servindo como estímulo para o desenvolvimento integral da criança. 
O lúdico não está apenas presente no ato de brincar, mas também no ato de ler, no apropriar-se da leitura como forma natural de descobrimento e compreensão do mundo.
O jogo desenvolve habilidades de raciocínio como organização, atenção e concentração, aumentando a capacidade de se observar algo a partir de um determinado ponto de vista que difere do seu. No jogo se identifica o desenvolvimento da linguagem, criatividade e raciocínio dedutivo, isso é o aluno chega a uma argumentação necessária para troca de informações, resolvendo assim problemas que surgem durante as jogadas estimulando a autonomia na aprendizagem.De acordo com Kishimoto (1994, p.5), “Todo e qualquer jogo se diferencia de outras condutas por uma atitude mental caracterizada pelo distanciamento da situação, pela incerteza dos resultados, pela ausência de obrigação em seu engajamento”. 
A aprendizagem se processa por meio da interação, orientação e troca de conhecimentos. O jogo só acontece quando há parcerias, sendo assim para resolvermos uma jogada precisamos de interações construtivas e orientações prazerosas, adquirindo assim informações precisas e importantes na construção do conhecimento.




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